Friday 6 April 2018

Pesquisa estratégia pesquisa de enfermagem


Guia de Pesquisa de Enfermagem: Estratégia de Pesquisa PICO.


Estratégia de pesquisa PICO.


Experimente este & # 39; PICO & # 39; método para ajudá-lo a identificar e definir o escopo de cada componente da sua pergunta de pesquisa.


Por cada letra em P. EU . C. O. você pode encontrar a informação correspondente usando uma combinação de:


a) fontes de fundo listadas nas "Enciclopédias, Dicionários etc." seção deste guia, e.


b) os resultados de algumas pesquisas preliminares preliminares do banco de dados CINAHL.


Por sua vez, isso irá ajudá-lo a desenvolver uma questão de pesquisa efetiva (que seja suficientemente específica, focada e responsável), ao mesmo tempo em que identifica o vocabulário apropriado para usar em suas buscas de banco de dados subseqüentes.


P é para o Paciente ou o Problema (por exemplo, uma doença ou condição) ou a População de interesse.


Eu sou para Intervenção (por exemplo, terapia, procedimento, medicamento, exposição, teste, estratégia) ou Indicação.


C é para comparação (por exemplo, em comparação com uma intervenção alternativa ou um controle experimental)


O é para resultados (isto é, conseqüência, efeito ou impedimento de interesse e sua medição)


Nem todas as questões de pesquisa se encaixam na estratégia PICO (por exemplo, perguntas sobre etiologia, fatores de risco, freqüência), por isso é útil também considerar:


T epe de pergunta (por exemplo, é sua pergunta sobre terapia, diagnóstico, prognóstico, etiologia, danos, prevenção)


O estudo de pesquisa com maior probabilidade de fornecer respostas (por exemplo, uma revisão sistemática, um estudo controlado randomizado (RCT), um estudo longitudinal, um estudo qualitativo)


Para incorporar estas últimas considerações, & quot; PICO " às vezes é estendido ao PICOTT.


Apêndice 2: Exemplo de estratégia de busca para identificar estudos de bancos de dados eletrônicos.


O desenvolvimento de uma estratégia de busca é um processo iterativo: uma tentativa raramente produzirá a estratégia final. As estratégias geralmente são construídas a partir de uma série de pesquisas de teste e discussões dos resultados dessas pesquisas entre a equipe de revisão.


O primeiro passo é dividir a questão de revisão para ajudar a orientar o desenvolvimento de termos de pesquisa, usando uma estrutura como PICOS.


Pacientes submetidos à reposição do quadril.


Qualquer tipo de design de estudo.


Não é necessário incluir todos os conceitos PICOS na estratégia de pesquisa. É preferível procurar os conceitos que podem ser claramente definidos e traduzidos em termos de pesquisa. Os conceitos que são mal definidos, não são susceptíveis de serem incluídos nos resumos de revistas, ou não indexados de forma consistente, serão difíceis de identificar a partir de buscas no banco de dados. Se este for o caso, usar uma pesquisa mais ampla e depois pesquisar os estudos identificados pode ser preferível. Isso pode aplicar-se particularmente ao (s) resultado (s) de estudos, pois estes não são freqüentemente referidos no título ou no resumo de um registro de banco de dados.


Os filtros de pesquisa são testados e, em alguns casos, estratégias validadas que podem ser usadas em um banco de dados nomeado para identificar tipos específicos de estudo. Eles geralmente consistem em uma série de termos de índice de banco de dados relacionados ao tipo de estudo combinado com termos de texto gratuitos que descrevem os métodos utilizados na realização desse tipo de pesquisa. Existem filtros disponíveis que, por exemplo, identificam de forma confiável os RCTs no MEDLINE e no EMBASE, mas os filtros para uso em outros bancos de dados ou para identificar outros tipos de estudo são limitados. O desenvolvimento e a validação de filtros para identificar outros tipos de estudo, como estudos de precisão diagnóstica e pesquisa qualitativa, estão em andamento. 1, 2, 3, 4 Uma fonte útil de informações sobre filtros de pesquisa é o site mantido pelo subgrupo InterTASC Information Specialists ™ york. ac. uk/inst/crd/intertasc/ que lista os filtros de pesquisa publicados e a pesquisa sobre o seu desenvolvimento e usar.


Uma vez que os conceitos da pesquisa foram determinados, a próxima etapa é produzir uma lista de sinônimos, abreviaturas e variantes de ortografia que podem ser usadas pelos autores. Pesquisas semelhantes são muitas vezes descritas usando termos muito diferentes. Para refletir esta variação, uma estratégia de busca geralmente incluirá os dois termos de indexação (se o banco de dados tiver um dicionário de sinônimos ou vocabulário controlado) e "termos e sinônimos de texto livre" (do título e resumo do registro do banco de dados) para garantir que tantos os documentos relevantes são recuperados como possível. Por exemplo, ao pesquisar o MEDLINE para estudos sobre infarto do miocárdio, o termo de texto livre "ataque cardíaco" deve ser usado, bem como o termo Medical Subject Heading (MeSH) "Infarto do miocárdio". A identificação de termos de indexação adequados pode ser feita pesquisando documentos-chave e verificando como eles foram indexados, consultando especialistas clínicos na equipe de revisão e grupo consultivo, bem como digitando o dicionário de sinônimos para termos relevantes.


Ao selecionar termos de texto gratuitos para usar na estratégia, é importante ter em conta grafias alternativas (incluindo variantes de inglês dos EUA e ingleses), abreviaturas, sinônimos, variações geográficas e mudanças na terminologia ao longo do tempo. Às vezes, também pode ser útil pesquisar erros comuns, por exemplo, "quando é desejável", quando você deseja recuperar estudos de aspirina.


O importante é compilar de forma imaginativa e verificar os termos de indexação usados ​​em publicações relevantes conhecidas. Uma vez que uma lista de termos de pesquisa em potencial foi compilada para cada um dos conceitos, a próxima etapa é identificar cabeçalhos de assunto relevantes que foram usados ​​para descrever o tópico nos bancos de dados que você planeja pesquisar. Por exemplo, com infecção pós-operatória, as seguintes seções de assunto médico (MeSH) estão disponíveis para uso no MEDLINE:


Infecção por Feridas Cirúrgicas.


Alguns desses termos são "alto nível" que abrangem termos mais restritos ou mais específicos. Para capturar esses termos mais restritos, nos bancos de dados que oferecem a facilidade, é possível "expandir o termo de alto nível e, portanto, procurar vários termos ao mesmo tempo". A facilidade de explosão dentro de um banco de dados faz uso do dicionário de sinônimos hierárquico. O uso do comando "infecções bacterianas" na interface OvidSP para o MEDLINE irá recuperar documentos indexados com esse termo, mas também recuperará documentos indexados com os termos mais restritos, bactérias, septicemia hemorrágica, infecções bacterianas do sistema nervoso central, etc., conforme mostrado na seção do MeSH abaixo.


Infecções Bacterianas do Sistema Nervoso Central.


Infecções oculares, bacterianas.


Os cabeçalhos de assunto devem ser adicionados à lista de conceitos relacionados ao conceito de infecção pós-operatória, de modo que uma primeira estratégia de pesquisa de teste para MEDLINE inclua uma mistura de termos de texto e cabeçalhos MeSH.


bacterial adj infecte $.ti, ab.


(complicação pós-operatório de adição $ ou pós adjtação adj. complicação adj. $). ti, ab.


adjunto cirúrgico adj adj adj infection $.ti, ab.


infecção adj relacionada com prótese $.ti, ab.


Substituição de substituição do quadril adj3 infecção $.ti, ab.


infection adj control. ti, ab.


bacterial adj contamination. ti, ab.


infecções bacterianas /


Exp Postoperative Complicações /


Infecção por ferida cirúrgica /


exp controle de infecção /


A pesquisa foi escrita para a interface de pesquisa OvidSP para MEDLINE e tem comandos específicos para essa interface:


As palavras devem aparecer ao lado do outro. Também recupera palavras separadas.


adj3 As palavras devem aparecer dentro de 3 palavras entre si. Outros números podem ser usados ​​conforme necessário.


$ Símbolo de truncamento, por exemplo, "complicação $" recupera "complicações", bem como "complicação".


.ti, ab Restringe os campos de busca para título e resumo, para evitar recuperar resultados inesperados dos cabeçalhos de assunto.


EXP explodir o título do assunto, para recuperar termos mais específicos.


? O caractere de cartão selvagem pcional usado dentro ou no final de um termo de pesquisa para substituir um ou nenhum caractere. Útil para recuperar documentos com variantes de palavras britânicas e americanas.


Cada interface de banco de dados tem seu próprio conjunto exclusivo de comandos e, informações sobre estas serão nas páginas de ajuda do banco de dados.


Uma vez que uma série de conceitos que refletem os elementos PICOS foram compilados, eles são combinados usando a lógica booleana (AND, OR, NOT) para criar um conjunto de resultados que devem conter artigos relacionados ao tópico em questão. O operador AND é usado para garantir que todos os termos de pesquisa devem aparecer no registro, por exemplo, procurar por "pronóstico" e o câncer recupera todos os registros que contêm o termo próstata e o termo câncer. E é usado para diminuir ou focar uma pesquisa.


OU é usado para acumular termos de pesquisa semelhantes e, assim, faz pesquisas maiores. Procurando por "heparina" ou "warfarina" recupera todos os registros onde a heparina ou a varfarina ou ambos são encontrados. É melhor usar o operador OR para combinar termos relacionados ao mesmo conceito (por exemplo, todos os termos de infecção pós-operatória no exemplo acima) antes de reduzir uma pesquisa usando o operador AND com outro conjunto de termos.


NOT é usado para excluir registros de uma pesquisa. Por exemplo, "acupuntura NOT asthma" recuperará todos os registros que contenham o termo acupuntura, mas não aqueles que também contenham a palavra asma. NÃO deve ser usado com grande cuidado porque pode ter um efeito maior do que o previsto; um registro pode discutir tanto o conceito de interesse como aquele a ser excluído.


A combinação de conceitos usando os operadores booleanos pode desenvolver da seguinte forma (para MEDLINE usando a interface OVIDSP):


2 Hip Prótese /


4 substituição do quadril $.ti, ab.


5 substituição total do quadril $.ti, ab.


6 substituição total das articulações $.ti, ab.


7 cirurgia do quadril, ab.


8 operação do quadril $.ti, ab.


9 (hip adj3 prosthe $). Ti, ab.


10 (artroplastia hip adj3).ti, ab.


11 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5 ou 6 ou 7 ou 8 ou 9 ou 10.


12 exp Infecções bacterianas /


13 exp Complicações pós-operatórias /


14 Infecção por ferida cirúrgica /


14 Infecções relacionadas com prótese /


17 exp Agentes anti-infecciosos /


18 exp Controle de Infecção /


19 exp Antibióticos /


20 Profilaxia antibiótica /


21 ((bacteri $ ou wound $) adj2 (infecte $ ou contamine $)). Ti, ab.


26 (anti $ adj infecte $). Ti, ab.


Os conjuntos 1 a 10 capturam os conceitos de substituição do quadril ou cirurgia do quadril e são combinados usando OR para produzir o conjunto de resultados 11. Os conjuntos 12 a 28 capturam os conceitos de infecção e prevenção de infecção e são combinados usando OR para produzir o conjunto de resultados 29. Os dois conjuntos dos conceitos são então combinados para encontrar os registros que contêm ambos os conceitos usando AND para produzir o conjunto 30.


A estratégia de rascunho pode ser testada em um banco de dados e os resultados são verificados se recupera documentos que já são conhecidos pelo time, mas não foram utilizados para desenvolver o projeto de estratégia. Além disso, uma pequena amostra dos resultados da pesquisa de teste ou escopo pode ser examinada pela equipe de revisão para identificar termos de pesquisa adicionais (palavras de texto e indexação) ou destacar as possíveis limitações. Os registros de amostra precisam ser representativos, por isso tenha em mente que os resultados da pesquisa como resultado do banco de dados serão listados em ordem alfabética pelo nome do autor, ou por data de publicação ou por data adicionada ao banco de dados. Dependendo da complexidade do tópico de revisão e, conseqüentemente, a pesquisa a ser realizada, esse processo pode precisar ser repetido várias vezes até que uma estratégia acordada seja formulada. Se for possível, a estratégia de busca final deve ser revisada por pares para verificar erros (erros ortográficos, uso incorreto de operadores ou falha na inclusão de MeSH relevantes) que possam reduzir a revogação de documentos. 5.


Neste ponto, as pesquisas usando outros bancos de dados e recursos podem começar. No entanto, isso não significa que as iterações de busca necessariamente devem parar. Se novos termos de pesquisa forem identificados durante o processo de revisão, eles devem ser incorporados na estratégia ou pesquisas adicionais devem ser realizadas.


A conversão de uma estratégia final para uso em outros bancos de dados requer cuidados. Embora os termos de texto gratuitos geralmente possam ser reutilizados em outros bancos de dados, você precisará identificar um ou mais correspondentes termos relevantes do dicionário de sinônimos utilizados pelos outros bancos de dados. Cada dicionário de sinônimos é exclusivo, então este procedimento deve ser realizado para cada banco de dados pesquisado. Por exemplo, se você estiver procurando por MEDLINE para artigos sobre "feridas de pressão", você usaria o termo MeSH - úlcera de pressão, enquanto, se você estivesse procurando EMBASE, você precisaria usar o termo EMTREE - "decubitus".


Se a interface de pesquisa também for diferente, você precisará fazer alterações adequadas aos operadores de pesquisa usados ​​na estratégia. Por exemplo, alguns provedores de banco de dados usam вЂ~ $ como o símbolo de truncamento, enquanto outros provedores de banco de dados usam   * *.


Nem todos os bancos de dados incluem um resumo no registro e, se for esse o caso, você deseja tornar a sua estratégia de pesquisa mais sensível, pois depende exclusivamente de termos identificados no título (e em campos de indexação). Você pode fazer isso usando mais sinônimos e termos mais amplos.


Em alguns casos, os bancos de dados com interfaces web possuem um intervalo restrito de opções de pesquisa e, se este for o caso, os pesquisadores precisam adotar abordagens pragmáticas e usar pesquisas muito simples. Por exemplo, se houver opções limitadas para combinar termos usando operadores booleanos, como AND, uma abordagem alternativa pode ser executar uma série de pesquisas separadas no banco de dados no lugar de uma pesquisa mais longa.


Saúde (Enfermagem, Medicina, Saúde Aliada): Home.


Bolsa de bem-estar.


Wellness Exchange 24/7 HOTLINES:


971 2-628-5555 ou (8-5555 no campus) (AD)


Ajuda profissional com desafios do dia-a-dia ou outras crises, incluindo:


depressão agressão sexual ansiedade incapacidades álcool e dependência de drogas infecções sexualmente transmissíveis transtornos alimentares outros problemas de saúde mental.


Ligue para falar, ou ligue para um amigo, o Wellness Exchange está lá para ouvir.


Bobst Info.


Bem-vindo ao guia de assuntos de ciências da saúde. Use as abas acima para vincular a:


Saúde (Enfermagem, Medicina, Saúde Aliada): Filtragem da Evidência.


Filtragem da Literatura para Estudos de Pesquisa: "Ímã em um Palheiro"


Fazer uma pesquisa de literatura para apoiar práticas baseadas em evidências requer o uso de estratégias de pesquisa para filtrar resultados de bancos de dados de artigos. Como um ímã em um palheiro, uma estratégia de busca irá ajudá-lo a aplicar sistematicamente limites aos resultados da pesquisa de banco de dados para examinar a profusão da literatura publicada.


Os limites de banco de dados podem incluir opções para filtragem de tipos de publicação: estudos de caso, editoriais, artigos de notícias, além de níveis mais altos de evidências, como ensaios clínicos, análises sistemáticas e meta-análises. Limitar por tipo de publicação é uma maneira de garantir que a pesquisa obtida baseou-se em uma metodologia mais rigorosa e, portanto, reflete um maior nível de evidência.


& quot; Full text & quot; ou "texto completo disponível", & quot; Podem aparecer limites e você deve evitar usar isso! Na NYU, subscrevemos o texto completo de várias maneiras e de vários fornecedores e pacotes. A partir de citações individuais, você verá os links de texto completo da NYU. Evite polarizar os resultados da pesquisa usando o limite de texto completo do banco de dados, pois isso limitará apenas os artigos disponíveis desse serviço individual.


As instruções abaixo descrevem as estratégias iniciais para limitar o tipo de publicação (ou metodologia) em cada banco de dados selecionado.


Estratégias de limitação (filtragem):


O InterTASC Information Specialists & # 39; O recurso de filtro de pesquisa de subgrupos é um empreendimento colaborativo para identificar, avaliar e testar filtros de pesquisa projetados para recuperar pesquisa por design de estudo.


CINAHLPlus Indexes & gt; 3,800 revistas dos campos de enfermagem & amp; saúde aliada, com indexação para periódicos selecionados de volta a 1937. Os tópicos abordados estão relacionados à enfermagem, PT, educação em saúde, serviço social, cuidados de saúde, OT, & amp; disciplinas relacionadas.


Passo 2:


Passo 4:


Estratégias mais limitantes em C INAHL Plus:


Limite ao tipo de publicação: revisão sistemática (indica um processo de pesquisa no qual um conceito é identificado e a pesquisa que o estudou é analisada e avaliada). Os resultados são sintetizados para apresentar o estado atual do conhecimento sobre o conceito. Inclui revisões integradas ou integrativas) . Navegue pelos muitos tipos de Publicação; Observe o intervalo de estudo de caso ou letra (níveis mais baixos de evidência) para Revisões Sistemáticas e Ensaios Clínicos (níveis mais altos de evidência). Usando o CINAHL & ldquo; Prática baseada em evidências & rdquo; O limitador inclui & ldquo; Research & rdquo; artigos (incluindo revisões sistemáticas, ensaios clínicos, meta-análises, etc.), bem como artigos de revistas de práticas baseadas em evidências, artigos sobre práticas baseadas em evidências e comentários sobre estudos de pesquisa (aplicação de práticas de pesquisa). Use com cuidado; Cada resultado pode não ser um estudo baseado em evidências. Mais sobre o limitador de prática baseado em evidências. Pesquisas avançadas: Limite usando filtro de consultas clínicas em cinco áreas de pesquisa: Terapia, Prognóstico, Revisão, Qualitativa, Causação (Etiologia) A alta sensibilidade é a busca mais ampla, para incluir TODOS os materiais relevantes. Também pode incluir materiais menos relevantes. High Specificity é a pesquisa mais segmentada para incluir apenas o conjunto de resultados mais relevante, pode perder alguns materiais relevantes. O Best Balance recupera o melhor equilíbrio entre Sensibilidade e especificidade.


& ndash; Uma explicação detalhada das estratégias por trás desses limites pode ser encontrada em hiru. mcmaster. ca/hiru/HIRU_Hedges_home. aspx.


Usando filtros populares no Medline (via PubMed)


Medline (via Pubmed ou Ovid) é a principal fonte de cobertura bibliográfica da literatura biomédica. Contém & gt; 20 milhões de registros de mais de 5200 revistas. (Mais sobre Medline)


& ldquo; ensaio clínico ou meta-análise ou ensaio clínico randomizado controlado. & rdquo;


Consultas clínicas ou consultas específicas de tópicos aplicam estratégias de pesquisa pré-formuladas para tópicos para clínicos e pesquisadores de serviços de saúde.


Limitando pelo tipo de estudo Usando termos MeSH no PubMed:


Se os Filtros populares descritos acima não incluem seu tipo de estudo & quot; tente uma pesquisa usando termos PubMed MeSH disponíveis para metodologias de estudo:


Mais sobre o PubMed Filtros:


* PubMed Clinical Queries exibe citações filtradas para uma categoria de estudo clínico específico e escopo. (Equivalentes Pubmed)


Filtros de Pesquisa de Serviços de Saúde (HSR): uma interface de pesquisa para encontrar citações de PubMed relacionadas à qualidade de cuidados de saúde ou aos custos de cuidados de saúde (equivalentes de Pubmed) Pessoas Saudáveis ​​2020: Consultas de Evidências Estruturadas (SEQs) - para recuperar citações de literatura publicada sobre Pessoas Saudáveis Áreas temáticas 2020 e objetivos. Recursos NLM para Consultas CER (Pesquisa de Eficácia Comparada)


Limitação no Medline (via Ovid)


Ao contrário do CINAHLPlus, o Medline não tem um tipo de publicação que simplesmente diz "ldquo; Research", & rdquo; mas você pode filtrar seus resultados para maiores níveis de evidência, limitando-se ao tipo de artigo, por exemplo,


& ldquo; ensaio clínico ou meta-análise ou ensaio clínico randomizado controlado. & rdquo;


Mais Medline (via Ovid) Limites:


Usando o limite de comentários do EBM, você poderá fazer o & lsquo; OR & rsquo; Juntos entre os seguintes limites: Cochrane Topic Reviews, ACP Article Reviews ou DARE Article Reviews.


Limitando usando & ldquo; Clinical Queries & rdquo; irá restringir a recuperação a estudos clinicamente sólidos em nove categorias fornecidas, e a ênfase pode ser sensível (ou seja, artigos mais relevantes, mas provavelmente alguns menos relevantes), Específicos (ou seja, artigos principalmente relevantes, mas provavelmente omite alguns), ou Otimizados (ie , a combinação de termos que otimizam o trade-off entre sensibilidade e especificidade). Uma explicação detalhada das estratégias por trás desses limites pode ser encontrada em hiru. mcmaster. ca/hiru/HIRU_Hedges_home. aspx.


Limitando em PsycINFO (via Ovid)


PsycINFO (via Ovid) (1887-presente). Resúmenes e citações da literatura acadêmica nas ciências psicológicas, sociais, comportamentais e de saúde, com material relevante para psicólogos e profissionais em áreas afins, como psiquiatria, gestão, negócios, educação. , ciências sociais, neurociências, direito, medicina e trabalho social, além de muitos campos relacionados à saúde, incluindo todos os aspectos da saúde mental, enfermagem, administração de saúde, farmacologia, reabilitação e epidemiologia.


Quando você realizou uma pesquisa por tópico em PsycINFO, você pode optar por restringir sua busca a uma ou mais metodologias do & ldquo; & rdquo;


Passo 2:


Limitando em PsycINFO (via APAPsycNet)


PsycINFO (via APAPsycNet) (1887-presente.) Disponível em: arch. library. nyu. edu/databases/proxy/ NYU03176 Resumos e citações para a literatura acadêmica nas ciências psicológicas, sociais, comportamentais e de saúde, com material relevante para psicólogos e profissionais em áreas afins, como psiquiatria, gestão, negócios, educação, social ciência, neurociência, direito, medicina e trabalho social, além de muitos campos relacionados à saúde, incluindo todos os aspectos da saúde mental, enfermagem, administração de saúde, farmacologia, reabilitação e epidemiologia. Quando você realizou uma pesquisa por tópico em PsycINFO, você pode optar por restringir sua busca a uma ou mais metodologias do & ldquo; & rdquo;


Limitação de artigos acadêmicos (incluindo "revisados ​​por pares") em Proquest Central.


Proquest é um recurso multidisciplinar para pesquisas sobre temas contemporâneos ou para os estágios iniciais de um projeto de pesquisa.


Verifique as caixas de Limite como mostrado para pesquisar apenas revistas acadêmicas ou revistas revisadas por pares. Deixe a caixa vazia para incluir outras fontes na sua pesquisa.


Uma publicação é considerada acadêmica se for publicada para um público acadêmico por uma sociedade reconhecida com objetivos e missões acadêmicas.


Uma publicação é considerada revista por pares se avaliada por outros estudiosos no mesmo campo quanto à qualidade da bolsa de estudo, relevância para o campo e adequação para a revista. A maioria (mas não todas) as publicações acadêmicas são revisadas por pares. Algumas publicações comerciais e revistas também são revisadas por pares.


Limitando aos artigos "Peer Reviewed".


"Peer reviewed" & quot; (ou "periódicos com referência") são aqueles que sujeitam o conteúdo a uma revisão crítica por outros especialistas no campo antes de aceitar um manuscrito para publicação. Assim, limitar a pesquisa da literatura para os periódicos revisados ​​pelos pares garante um nível mais elevado de metodologia de estudo e pesquisa. Revistas, revistas comerciais e jornais tendem a ser "não revisados ​​por pares", & quot; ou seja, talvez apenas o editor ou alguém que não seja um especialista no campo revisou o conteúdo antes de publicar. Como você sabe se uma citação de jornal é de um jornal revisado por pares?


Você pode fazer uma pesquisa de título de periódico no Diretório de Seriais Globais da Ulrich. O símbolo: indica que um diário é "arbitrado" Você pode procurar o "Limits & quot; recurso em muitos bancos de dados para restringir resultados de pesquisa por tipo de publicação.


Pesquisa: Desenvolva Estratégias de Pesquisa.


Algumas técnicas padrão aplicam-se à pesquisa de catálogos de bibliotecas e outros bancos de dados eletrônicos, como a capacidade de pesquisar por título e por autor para um livro ou artigo específico. A maioria dos bancos de dados também permite pesquisar por palavra-chave e (na maioria dos bancos de dados) também por assunto. Cada método tem suas vantagens e limitações. Examinaremos a busca por palavras-chave primeiro, seguida da pesquisa por assunto.


1. Brainstorm para palavras-chave.


É sempre uma boa idéia demorar alguns minutos e pense sobre o seu tópico e palavras-chave para usar em suas pesquisas.


Leve o exemplo de declaração de tese usado anteriormente: Os carros à base de hidrogênio são o futuro do transporte ecológico na América. & # 8221; Quais palavras-chave podem ser usadas para pesquisar fontes relevantes?


Veja a sua afirmação ou pergunta.


Os carros à base de hidrogênio são o futuro do transporte ecológico na América.


Aproveite um momento para fazer brainstorm para palavras-chave e sinônimos com base em seu próprio tópico.


2. Coloque suas palavras-chave juntas.


Depois de ter uma lista de palavras-chave para usar na sua pesquisa, você pode juntar suas palavras-chave e sinônimos para encontrar os artigos que você precisa. A busca por palavras-chave oferece vários meios de busca em expansão e foco. Esses métodos se aplicam à maioria dos bancos de dados, embora o formulário específico que eles tomem pode variar. Os bancos de dados normalmente oferecem um link para uma seção de Ajuda que explica os detalhes.


Conheça conectores de termo especialmente AND, OR e NÃO permitem combinar termos.


Para focar sua pesquisa e combinar diferentes aspectos do tópico, use AND:


hidrogênio e carro e meio ambiente, encontrarão artigos com as três dessas palavras-chave.


Para expandir sua pesquisa e encontrar diferentes variações de palavras, use OR:


carro OU carros ou automóvel ou veículo, você encontrará artigos com qualquer uma dessas palavras-chave.


Às vezes, quando você procura, você pode encontrar alguns resultados irrelevantes. Por exemplo, Leonardio DiCaprio é conhecido por dirigir um carro ecológico, mas você pode não querer encontrar artigos sobre seus hábitos de condução. Para informar um banco de dados para descartar determinadas palavras-chave dos seus resultados de pesquisa, use a palavra NOT. Em alguns casos, certos bancos de dados usam a frase AND NOT, mas o resultado é o mesmo.


carro e meio ambiente, não DiCaprio encontrará artigos sobre carros e o ambiente que não tem nada a ver com Leo.


Outra maneira de expandir sua pesquisa é usar o truncamento. Você pode procurar variações de uma palavra como esta:


O ambiente * encontrará ambiente, ambiental, ambientalismo, etc. Em muitos casos, os bancos de dados usarão o símbolo *, mas isso não é padrão, então, assegure-se de consultar a ajuda para o banco de dados específico que você está usando.


A melhor maneira de fazer uma pesquisa por palavra-chave é combinar todas essas técnicas de busca:


(carro ou automóvel ou veículo) e hidrogênio e (ambiente * ou ecologia *)


Usando as palavras-chave e os sinônimos que você escreveu anteriormente, escreva uma estratégia de pesquisa usando AND e OR e use parênteses para agrupar seus sinônimos.


3. Qual caminho de pesquisa: por assunto ou palavra-chave?


Na verdade, você pode usar um ou ambos esses métodos para procurar seu tópico. Mas em uma pesquisa por palavra-chave, o computador procurará a palavra onde quer que apareça, e em uma pesquisa de assunto, ela procurará a palavra como um assunto atribuído & # 8220; assunto & # 8221; termo ou mesmo como a primeira palavra em uma série de termos. O que isso significa pode ser melhor mostrado pelo exemplo:


Se você fizer uma pesquisa por palavra-chave no catálogo da nossa biblioteca para & # 8220; Boston, & # 8221; você encontrará livros publicados por editores localizados em Boston, livros escritos por George L. Boston, CDs da Boston Symphony Orchestra, etc., juntamente com livros pertencentes a Boston. Se você quisesse pesquisar por assunto para livros sobre Boston durante a Guerra Revolucionária, você precisaria saber que & quot; Boston (Mass.) - History - Revolution, 1775-1783 & # 8221; é a sequência correta de termos a serem usados ​​(embora você possa interromper a sua digitação e deixar as datas no final).


Qualquer método de busca pode funcionar de forma satisfatória na sua tentativa inicial. Por exemplo, uma pesquisa de assunto em nosso catálogo de bibliotecas para o Sistema Solar apresentaria uma boa listagem de livros imediatamente e uma simples pesquisa por palavra-chave para o Sistema Solar funcionaria igualmente bem. No entanto, para um tópico como a política de uma criança de China, você provavelmente precisará usar técnicas adicionais para encontrar fontes.


Em suma, qualquer método de busca MAIO ou NÃO PODE funcionar bem inicialmente & # 8211; e provavelmente não provará, por si só, a melhor e mais completa maneira de procurar. Portanto, pode ser útil conhecer outras técnicas de busca.


Nota: nem sempre é fácil determinar a melhor estratégia de busca ou combinação de estratégias para pesquisar um ou mais bancos de dados. Sempre que você tiver dificuldades aqui, lembre-se de que a ajuda está disponível na mesa de referência da biblioteca ou através de um compromisso com um bibliotecário.

No comments:

Post a Comment